24 de mar. de 2011

Para o planeta respirar

Dia 26 de março, apague as luzes e participe da campanha Hora do Planeta, promovida pela organização não-governamental WWF

Juliana Marques   

A organização não-governamental Fundo Mundial para Vida Selvagem e Natureza (WWF, na sigla em inglês) promove desde 2007 a Hora do Planeta, um evento global que mobiliza cidadãos, empresas e até mesmo cidades inteiras a apagarem todas as luzes durante uma hora.

Este ano, a ONG propõe novamente a ação voluntária: apague todas as luzes durante 60 minutos - entre 20h30 e 21h30 - no dia 26 de março. Pessoas e empresas em todo o mundo já aderiram, assim como prefeituras, que também apagarão as luzes de monumentos, pontos turísticos e edifícios.  Ano passado 98 municípios brasileiros participaram da campanha e em todo mundo países inteiros ficaram às escuras, totalizando a economia de energia em mais de 4.000 cidades.

Apenas uma hora sem energia pode parecer pouco, mas a ação já é hoje uma das campanhas contra o aquecimento global de maior aderência popular. Segundo a ONG, a energia que o mundo consome em uma hora corresponde ao carbono sequestrado por 28 milhões de árvores, em 10 anos. O objetivo da WWF é economizar energia e chamar a atenção para ações mais sustentáveis, que causem menor impacto no meio ambiente.

Para a Hora do Planeta deste ano, a ONG lançou ainda o projeto 60+, que busca ir além do dia 26. O objetivo é compartilha em uma página na internet ideias para um planeta mais saudável durante o ano todo. A WWF espera que 1 bilhão de pessoas em todo o mundo fique no escuro no próximo sábado.


Acesse o site e participe:
www.horadoplaneta.org.br

Assista ao vídeo da campanha: