12 de jan. de 2011

Florestas para preservar, química para sonhar

Em 2011, 365 dias para celebrar o Ano Internacional das Florestas e da Química

Juliana Marques

O ano novo chega com uma boa oportunidade para promover a popularização da ciência e a preservação do meio ambiente: 2011 foi escolhido pela Organização das Nações Unidas como o Ano Internacional das Florestas e da Química - dois temas que serão pautas novos estudos, pesquisas e eventos científicos em todo o mundo.

Para dar início às comemorações, a equipe da Olimpíada selecionou três portais criados para oferecer informações, notícias, ideias e entrevistas sobre a preservação florestal e o ensino da química. O primeiro deles é o Química para ler e sonhar - Quid +, um portal voltado para professores e alunos do ensino médio, e criado pela Sociedade Brasileira de Química, com o objetivo de tornar mais simples a linguagem da disciplina nas salas de aula. O site conta com um caça-palavras, curiosidades sobre elementos químicos, notícias e entrevistas com especialistas, que comentam sobre o dia-a-dia da profissão em suas mais diferentes áreas.

A química Élen Vasques Pacheco explica por que escolheu a química como profissão: “Desde cedo já sabia que nossa vida é regida pela química. No meu trabalho, procuro criar processos e produtos reciclados que não causem nenhum dano ao meio ambiente. Atualmente, atuo no desenvolvimento da madeira plástica, que pode ser serrada, aparafusada e pregada. A química é a base para todo este trabalho”, conta Élen, especializada em Engenharia Química.

Ano Internacional da Química


Para o Ano Internacional da Química, a ONU promoverá em diversos países ações relacionadas ao ensino e ao aprendizado da química, tais como oficinas, concursos e seminários. O objetivo da Organização é reunir especialistas para chamar a atenção sobre a importância da química para vida. O ano foi escolhido para homenagear a cientista polonesa Marie Curie, que há 100 anos foi laureada com o Nobel de Química pela descoberta dos elementos rádio e polônio, e por seus estudos para o avanço da ciência.



Ano Internacional das Florestas

Já para as atividades do Ano Internacional das Florestas, as Nações Unidas estão programando, entre outras atividades, um festival de cinema que contará com a participação de cineastas de 192 países. Com o tema “Florestas para o povo”, a entidade promoverá ainda um concurso de fotografia, convenções e palestras, relacionadas com resultados já obtidos em 2010, o Ano Internacional da Biodiversidade.

No Brasil, vale a pena conhecer o trabalho de duas organizações não-governamentais que auxiliam no combate ao desmatamento e à prevenção das matas. Uma delas é a ONG SOS Mata Atlântica, criada em 1986 para promover a conservação da diversidade cultural e biológica da Mata Atlântica. Entre outras coisas, a ONG oferece documentos que podem ser acessados on-line, cursos e programas especiais, como o “Mata Atlântica vai à Escola”.


Outro portal que vale a visita é o da ONG Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia, o IPAM. Fundado há 15 anos em Belém, Pará, o IPAM tem como principal objetivo reunir em um único lugar o ponto de vista das pesquisas científicas, da conservação ambiental e das comunidades. O site conta com diversas informações sobre o meio ambiente, e é voltado especialmente para as pesquisas da Floresta Amazônica. É possível acessar vídeos, imagens e podcasts, além de revistas digitais.