12 de jan. de 2011

O mundo dos insetos na rede

Biólogos lançam livro virtual para aproximar jovens estudantes ao universo de biodiversidade dos insetos

Juliana Marques

Pesquisadores do Laboratório de Biodiversidade Entomológica do Instituto Oswaldo Cruz (IOC), na Fiocruz, decidiram lançar um livro virtual para ajudar na formação de estudantes e professores interessados na entomologia - o estudo dos insetos. Após dois anos de pesquisas e organização, eles lançaram este mês a obra “Insetos: uma aventura pela biodiversidade”, que traz textos, curiosidade e imagens de encher os olhos sobre as 31 ordens de insetos conhecidos até agora. Tudo on-line e de graça.


No livro virtual, uma amostra do que os cientistas conhecem até agora. Mas eles estimam que os insetos alcancem a marca de 10 milhões de espécies
Como em uma enciclopédia, é possível conhecer as principais características dos animais, como eles se alimentam, reproduzem, onde podemos encontrá-los e como identificá-los.  Além disso, o livro conta um glossário e um capítulo inteiro dedicado à biodiversidade. A pesquisadora do IOC, Jane Costa, explica o motivo da escolha dos insetos para representar a variabilidade de seres vivos: “Os insetos são os mais diversos organismos vivos. Atualmente, o número de espécies descritas chega a 1 milhão, mas estimamos que o número de espécies existentes esteja entre 2,5 e 10 milhões. Nenhum outro grupo de animal possui a diversidade de adaptação, número de espécies, biomassa e impacto ambiental maiores que os insetos”, conta a bióloga, que é também a idealizadora do projeto.

Com uma linguagem leve e acessível ao público leigo, os pesquisadores apresentam o universo dos insetos para apaixonados pela entomologia e pela natureza. Até mesmo quem ainda não é fã, se impressiona com os as curiosidades dos insetos, e se sente motivado a conhecer outras peculiaridades destes artrópodes que são encontrados em todo o planeta.  Segundo Jane Costa, a iniciativa da confecção de um livro digital surgiu para encurtar distâncias entre o conhecimento técnico científico e o saber da população: “É uma oportunidade especial para que as futuras gerações tenham acesso ao mundo dos insetos, seres tão antigos, incrivelmente diversos e de uma importância vital que é ignorada por grande parte da população”. Em 2012, a pesquisadora prevê o lançamento de uma versão do livro em inglês, e é claro, outra no formato convencional, em papel.

Vencedores da 5ª Obsma conferem de perto algumas das espécies da Coleção Entomológica do IOC, a maior da América Latina, na sala Costa Lima, Fiocruz (Foto: Juliana Marques)

Na obra, é possível conferir imagens de insetos coletados pelos próprios autores.  Muitos dos mais interessantes animais, como o bicho-pau e o louva-a-deus podem ainda ser vistos de perto na sala Costa Lima, localizada no Castelo Mourisco da Fiocruz.  O espaço é aberto ao público e abriga algumas espécies de insetos que integram a Coleção Entomológica do IOC, a maior e mais importante da América Latina.   A sala homenageia o professor Ângelo Moreira da Costa Lima (1887 – 1964), que também ganhou dedicatória no livro virtual. Costa Lima foi um dos maiores entomólogos brasileiros, e é o autor da obra “Insetos do Brasil”, cujos 12 tomos também estão disponíveis na rede.

Acesse aqui o livro Insetos: uma aventura na biodiversidade

Para agendar uma visita à Sala Costa Lima, entre em contato com o Museu da Vida:
ce@ioc.fiocruz.br
(21) 2562- 1270