6 de out. de 2010

Ciência e tecnologia para sustentabilidade

Semana Nacional de Ciência e Tecnologia destaca a importância da biodiversidade em sua 7ª edição

Juliana Marques

Entre 18 e 24 de outubro, o país se reúne para comemorar a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNC&T), um evento que promove as pesquisas e divulgação científica por meio de atividades culturais como exposições, palestras, mostras de vídeos, oficinas, feiras de ciências e jornadas científicas. Este ano, o tema Ciência para o Desenvolvimento Sustentável chama a atenção para as discussões sobre a utilização dos recursos naturais brasileiros de forma equilibrada, ao mesmo tempo em que proporciona melhores condições socioeconômicas para a população.

Em todo o Brasil, escolas, universidades e instituições de pesquisa promovem atividades voltadas para a popularização da ciência e da tecnologia. No Rio de Janeiro, a cerimônia de premiação da Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente integra a programação da SNC&T que acontece na Fiocruz. Até agora a cidade conta com 469 eventos cadastrados

No norte do Brasil, os destaques são a 3ª Feira de Ciência e Tecnologia, em Belém do Pará, e as mostras científicas em Rio Branco, no Acre, voltadas especialmente para a valorização da biodiversidade dos estados da região Amazônica. Já em Salvador na Bahia, quem visitar o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) poderá aprender como construir um aquecedor solar utilizando materiais recicláveis e de baixo custo. No sul do país, em Curitiba, o município de Matinhos reúne atividades relacionadas ao ecossistema local promovidas pela Universidade Federal do Paraná (UFPA), como palestras sobre os recifes de corais locais e a importância dos insetos para a polinização. 

O objetivo da SNC&T é chamar a atenção da população – especialmente crianças e jovens – para os temas relacionados à ciência e tecnologia, promovendo a criatividade e a inovação. Além disso, por intermédio da Semana, é possível conhecer a importância das pesquisas científicas no país e como seus resultados afetam a vida de cada cidadão. 

Para encontrar todas as atividades que acontecem em sua cidade,  acesse a página oficial da Semana de C&T: http://semanact.mct.gov.br/