19 de out. de 2010

Algumas curiosidades sobre as tartarugas marinhas e o Projeto Tamar...

  • Existem no mundo sete espécies de tartarugas marinhas, e cinco delas são encontradas no Brasil.
  • Um dos principais locais de desova da tartaruga-verde (Chelonia mydas) é uma ilha chamada Ascensão, localizada no meio do oceano Atlântico, entre o Brasil e a África. As fêmeas que desovam na ilha usam o litoral nordeste do Brasil como área de alimentação, e assim têm que viajar no mínimo 2.200 km para chegar à ilha (onde realizam as desovas), e outro tanto para voltar à costa brasileira.
  • No Brasil, há desovas de tartarugas marinhas no litoral continental, principalmente entre os estados do Rio Grande do Norte e Rio de Janeiro, e também em três ilhas oceânicas: Fernando de Noronha, Atol das Rocas e Trindade.
  • Logo após se libertarem dos ovos e saírem do ninho durante a noite, os filhotes correm na areia em direção ao mar. Eles são guiados pela luminosidade natural que existe no mar, mas ficam desorientados quando há luzes artificiais na orla. Este problema ambiental, conhecido como fotopoluição, pode causar a morte de inúmeras pequenas tartarugas que não encontram o caminho para o oceano.
  • O Projeto Tamar, uma referência internacional na conservação das tartarugas marinhas, completa neste ano 30 anos de trabalho. O Tamar é reconhecido tanto pelos resultados obtidos como pelos métodos que emprega, especialmente pela integração das comunidades locais às atividades de conservação.