Sites oferecem dicas, notícias e ferramentas para quem quer fazer diferença na escola e na sociedade
Juliana Marques
Voltado para professore e alunos do ensino fundamental, o site Meu Planeta, Minha Casa traz informações sobre a reciclagem de lixo e meio ambiente, conta com animações sobre o ciclo da água, traz jogos, atividades e sugestões para oficinas em sala de aula. O portal conta ainda com um Fórum, criado para a divulgação de ideias, trabalhos e até mesmo fotografias. Quem tem dúvidas pode acessar ainda as páginas do Glossário e Perguntas e Respostas. O destaque vai para o espaço destinado aos professores, onde é possível fazer o download do Caderno do Professor, e realizar as atividades propostas em aula.
Como descartar eletrônicos sem causar danos ao ambiente?
Jogar aparelhos como computadores, celulares, baterias e monitores na lata do lixo pode ser altamente prejudicial para o meio ambiente, já que a grande maioria dos eletrônicos são fabricados com metais pesados e outros elementos químicos que contaminam os solos e lençóis freáticos. Criado pela Secretaria do Meio Ambiente de São Paulo, em parceria com o Instituto Sergio Motta, o portal E-Lixo traz informações sobre a reciclagem de objetos eletrônicos e um mapa de São Paulo, onde é possível encontrar postos de coleta e reciclagem mais próximos das residências dos paulistanos.
Nesta edição da Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente(2009-2010), o projeto “Pilhas e Baterias: Recicle essa ideia”, do Centro Educacional Pioneiro, em São Paulo, capital, foi o vencedor da regional Sudeste ao abortar o tema em uma forma de reportagem, sobre como descarte correto destes objetos que podem causar danos aos ecossistemas. Os estudantes entrevistaram especialistas, professores e transeuntes para verificar se realmente os paulistas estão descartando o lixo da maneira correta.
O futuro começa na escola
O Instituto de Permacultura e Ecovilas do Cerrado, de Pirenópolis, Goiás, lançou o portal Habitats – Sua Escola Sustentável, que traz inúmeras informações para professores e alunos darem início a projetos ambientais na escola. Em uma das páginas é possível conhecer os 10 motivos para começar a mudar a sua escola, e saber ainda por onde começar. O espaço Plante Você Mesmo conta com diversas dicas sobre a plantação de sementes e cuidados com brotos para deixar espaços mais verde, e o melhor: cheios de nutrientes! O site também oferece notícias sobre projetos desenvolvidos pelo Ecocentro, e ainda o jornal Habitats na Escola, que pode ser baixado em formato PDF.
E você? Conhece algum site que contribua para a difusão de novas ideias para o futuro do nosso planeta?
Envie para a equipe da Olimpíada: olimpiada@fiocruz.br